CAVALEIROS DO ZODIACO: A SAGA RETORNA

Quem não se lembra do sucesso arrebatador surgido aqui no Brasil em 1994, exibido primeiramente pela extinta TV Manchete, que conta a saga de Saint Seiya e os Cavaleiros do Zodíaco?
Série japonesa criada por Masami Kurumada publicada originalmente em 1985, na revista Weekly Snõnen Jump, tendo a primeira edição dividida em duas partes entre dezembro de 1985 e janeiro de 1986 – sendo que partes 1 e 2 respectivamente – até dezembro de 1990. A saga foi adaptada para anime pela Toei Animation em 114 episódios de 1986 a 1989.
Sucesso primeiramente na França em 1988, recebendo por lá o nome Les Chevaliers du Zodiaque, o primeiro sucesso estrangeiro da saga. Manga e anime, na época, muito bem recebidos pelo público jovem tanto em países asiáticos quanto na Europa e América Latina. Além da série, foram produzidos quatro filmes para os cinemas japoneses de 1987 a 1989. Contudo, o anime ficou inacabado e cancelado em 1989, deixando, naquele momento, uma parte do mangá sem animação. Aqui nas terras tupiniquins, a série chegou graças a uma permuta entre a Samtoy, fabricante de brinquedos, em troca da exibição de comerciais da empresa na TV Manchete (1994). Na ocasião o anime era licenciado pela Alien International sem nenhum custo, a versão dublada foi feita pelo extinto estúdio Gota Mágica, tendo sua exibição de 1994 a 1997. Na época, Eduardo Miranda, jornalista, crítico de cinema e (Youtuber) chefe da divisão de cinema da Rede Manchete só aprovou a série após receber cinco episódios completos dos originais e analisa-los. Após o estrondoso sucesso tanto com o público mais jovem (criança e adolescente) quanto com os adultos aqui no Brasil, o anime foi exibido em vários canais como: Cartoon Network, Band, Rede 21, Rede Brasil, e agora, tendo todas as suas versões além do – e a sucessão da – versão original de Os Cavaleiros do Zodíaco, à disposição dos fãs saudosistas na plataforma de streaming Netflix. Aos poucos foram surgindo as versões mais recentes: The Lost Canvas (2006), Saint Seiya e Os Cavaleiros do Zodíaco Hades, e, Os Cavaleiros do Zodíaco, exibido originalmente aqui no Brasil, em 1994. Com certeza, um sucesso e tanto para as gerações daquela época recordar e a atual conhecer esse clássico inesquecível.

  Super recomendo!

Post Author: Ray Monteiro

Olá, sou Raymundo Monteiro, escritor e humorista. Estou aqui iniciando minha tentativa de ser colunista, aproveitando essa oportunidade que o site Cinco Tons deu. Obrigado, Cinco Tons!

1 thought on “CAVALEIROS DO ZODIACO: A SAGA RETORNA

    Mário

    (24 de outubro de 2019 - 14:48)

    No final dos anos 90 e no início do meu primeiro casamento, sempre assistia Cavaleiros do Zodíaco, ao lado da minha ex. Sentávamos na frente da TV, durante o almoço.

    A casa era humilde e as nossas condições, precárias, mas era divertido assistir aquela novela mexicana, em forma de desenho animado japonês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *