O final explicado de “IO – O Último na Terra” – ou as teorias sobre ele

Leia a nossa crítica do filme clicando aqui!


 

Um post sobre o final explicado de “IO – O Último na Terra” se fez necessário. O longa estreou no dia 17 de janeiro e tem suscitado enormes dúvidas. A despeito da qualidade do longa (sobre o qual falamos aqui e também em nosso canal do YouTube), surgiram várias teorias sobre o final aberto da produção. Dessa forma, vamos tentar explicar as versões que estão circulando, e tentar chegar a alguma conclusão.

Por isso, listamos algumas das teorias que abrangem o final deste filme. Entretanto, avisamos: como o final é aberto, é difícil chegar a uma conclusão satisfatória. Cada um pode interpretar como quiser os últimos cinco minutos de “IO – O Último na Terra”.

Neste post, falamos sobre o final explicado de "IO - O Último na Terra". Ou, ao menos, tentamos desvendá-lo.

Dessa forma, o final explicado de “IO – O Último na Terra” só pode ser definido pelo espectador. Resumindo: no final, Sam (Margaret Qualley) e Micah (Anthony Mackie) tentam chegar até a nave que os levará até Io. Entretanto, param em um museu abandonado, e ao observar uma das obras, Sam chega a conclusão de que quer ficar na Terra. Para isso, ela tira a máscara que a protege dos gases tóxicos que se formaram no planeta. A partir daí, há um corte.

As cenas seguintes é que motivam o post do final explicado de “IO – O Último na Terra”. Ela aparece na beira do mar com uma criança. Micah vai embora com o balão. O que isso quis dizer? Ela sobreviveu? Quem é a criança?

Enfim. O final explicado de “IO – O Último na Terra” (na nossa humilde opinião) está no vídeo abaixo. Assista e veja se concorda com a gente. Caso não, comente aqui ou no vídeo. Queremos o máximo de opinião possível para desvendar esse mistério!

Veja agora as teorias sobre o final do filme:

Post Author: Luiz Henrique Oliveira

Nascido em Capão Bonito, criado em Itapetininga, residente de São Paulo. Gosta de filmes, de séries, de livros e de dar uns rolês aleatórios. Acha "O Poderoso Chefão" o melhor filme do mundo quando não lembra que "2001" consegue ser melhor. É religioso: tem muita fé em Stanley Kubrick.

6 thoughts on “O final explicado de “IO – O Último na Terra” – ou as teorias sobre ele

    Poliana MS

    (19 de janeiro de 2019 - 23:52)

    Nao gostei muito, mas vamos aos fatos.
    No filme ela explica a relacao da natureza com adaptação e mutabilidade no ambiente. Tem o lance da abelha ter sobrevivido tambem. Quando ela retira a máscara e o cara vai socorrer, ela diz algumas vezes que estava tudo bem. E não pareceu morrer.
    Na minha opinião é a teoria 2. Ela voltou para a estação/casa e o menino é filho deles.

    Mauricio

    (20 de janeiro de 2019 - 01:51)

    Bom, eu assisti ao filme e até que gostei…. me prendeu até o fim

    O que eu acho que aconteceu foi o seguinte: ela tirou a máscara e só o fato de não ter morrido ali instantemente mostra que a vida ali ainda seria possível. Então o Micah resolveu ir embora. Aquela cena q ele aparece indo de balão na vdd aconteceu bem antes daquela cena da Praia. Ou seja, quando aparece ele no balão ele ainda estava a caminho do local de lançamento para a colônia. Entre esse momento e aquele da praia, teve um tempo decorrido ali. Então ele embarca e ela continua. Sobre a cena da praia, aquela criança que aparece deve ser filho dela e do Micah pois acho que os dois devem ter ido pra cama naquela noite que ela forçou a barra com ele escutando musica… ele disse não de varias formas mas ela insistia kkkkkkkk. Então acho q ele cedeu e ela ficou grávida. Minha dúvida ficou sobre como ela fez o parto sozinha? Ah, talvez como ela conseguia respirar sem máscara ela resolveu explorar o mundo sozinha até encontrar talvez uma parteira sobrevivente????! Ah gente não sei esse filme foi meio louco. Mas adoro finais assim onde eles deixam o telespectador dar asas à imaginação.

    Fabio Alvarenga

    (22 de janeiro de 2019 - 04:21)

    Bom, acabei de assistir ao filme e aqui vai minha “explicação”:

    Todos os que nasceram na Terra depois da contaminação são imunes a ela.

    Isto explica porque Sam, a abelha e o filho de Sam e Micah (sim, creio que a relação entre os dois gerou um filho) conseguem respirar nesta atmosfera. Quem viveu antes da contaminação morre se for exposto a ela. A mãe e o pai de Sam morreram por este motivo. O pai de Sam se manteve vivo por mais tempo porque respirava por tubos de oxigênio. Ao deixar de usá-los, ele foi definhando até se considerar “morto”, o que depois aconteceu de fato. Mas depois da morte do pai, Sam retira a mangueira que usa para respirar, porém nada acontece com ela. Talvez, se Micah ficasse lá por mais tempo, também teria definhando até morrer.

    Mas há outro motivo para ele ter ido para I. O., que foi melhor explorado no filme: a comunicação entre a Terra e I. O. foi perdida. Por isso Micah teve que fazer a viagem, tendo a função de mensageiro da boa notícia: há esperança de vida na Terra.

    O corte para a praia escondeu um período de tempo longo (acredito que, pelo tamanho da criança, sejam os 10 anos necessários para chegar ao novo mundo), já com a conexão entre a Terra e a I. O. reestabelecida.

    Acredito que Sam continua com sua pesquisa e observações sobre o que ela contará ainda no início do filme: a Terra está renascendo. Acho que a cena final nos faz pensar que este renascimento foi graças retirada da qase todos oshumanidade

      Kamila

      (25 de janeiro de 2019 - 18:09)

      Melhor explicação do final. Obrigada!!!

        Juliana

        (27 de janeiro de 2019 - 22:14)

        Achei sua explicação muito coerente !

      Drop.jr

      (28 de fevereiro de 2019 - 00:09)

      Entendi da mesma forma que você sintetizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *